3.5.12

A História do Keep Calm and Carry On

Tenho certeza que você já viu por aí a famosa frase "Keep Calm and Carry On", estas cinco palavras se tornaram um meme na internet de uns tempos pra cá e hoje em dia quase todo mundo já ouviu falar mas o que muitos não sabem é a história por trás de tudo isso. Se este é o seu caso senta que lá vem a história.
Na pequena cidade de Alnwick, no condado de Northumberland, norte da Inglaterra, é onde existe um magnífico castelo bem conhecido erguido em 1096 pelo Barão de Alnwick para defender a região das invasões escocesas. Você pode até achar que não conhece o castelo, mas conhece, principalmente vocês fãs de HP, pois ele é o verdadeiro Castelo de Hogwarts, escola de bruxaria de Harry Potter e principal cenário dos filmes da série.

Além do castelo a cidade também abriga uma estação ferroviária que ficou abandonada quando desviaram as rotas dos trens, porém no início dos anos 1990, um casal de meia-idade, reformou o prédio e nele instalou um dos sebos mais fantásticos da Europa. Com 200.000 visitantes por ano, a razão que colocou a Barter Books sob os holofotes foi um tal pôster vermelho com a coroa do rei George VI e a frase de cinco palavras escrita em branco. Mary (a mulher que fundou com o marido o sebo) encontrou o cartaz dentro de uma caixa de livros comprada em um leilão. Achou a mensagem significativa e resolveu emoldurá-lo, mal sabia que no passado, mais especificamente em 1939, a Inglaterra se juntou às tropas aliadas contra a Alemanha. Instalou-se no país uma pesada atmosfera de guerra. O Ministério da Informação investiu em publicidade para levantar o ânimo dos ingleses. Três versões de cartazes motivacionais foram aprovadas, um deles o "Keep Calm and Carry on" (Mantenha a calma e siga em frente). Não houve invasão alemã, e os cartazes foram mandados para a reciclagem. Conta a lenda que restaram apenas dois. Um deles seria o que foi parar nas paredes da Barter Books e acabou ganhando uma reimpressão para atender aos pedidos dos frequentadores da livraria. 

Tudo estava calmo, até que um grande jornal inglês incluiu o pôster em sua lista de sugestões de presentes de Natal aumentando significavelmente a demanda de cartazes, até que caiu na internet e virou febre, não se sabe exatamente o por que do sucesso mas acredito que a frase que motivou as pessoas que estavam passando por uma guerra há 73 anos atrás motiva pessoas dos dias de hoje que travam suas próprias batalhas todos os dias, como você e eu. A frase ganhou várias "modificações" divertidas com outras recomendações na hora de manter a calma, veja alguns exemplos abaixo.

2 comentários:

  1. Nossa, estou encantada por esta historia. Eu realmente não sabia de onde havia surgido isso, adorei. E realmente virou febre não é mesmo? rs São coisas simples que são importantíssimas pra tantas pessoas.

    http://11-dezembro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, fico feliz por você ter gostado do post! :)

      Excluir