30.5.13

Redação: Seu Lugar no Mundo


   Como seres humanos, diferenciamo-nos dos outros seres vivos pela nossa inteligencia. Com maior capacidade de intelecto, desenvolvemos vontade de criar. Ao passar do tempo fomos nos aprimorando em áreas e descobrindo que carregamos talentos, os quais são diferenciais importantes atualmente no mercado de trabalho. Mas apenas isso não é suficiente, em uma época em que o conhecimento está sempre se inovando é preciso achar uma maneira de se destacar e trabalhar duro para alcançar seu lugar no mundo.
   Vivemos em um tempo em que o diferente é interessante, os jovens não buscam o tradicional. Esse perfil do público fez grandes empresas começarem a mudar sua imagem para não aparentarem ser uma organização séria, apostando em um marketing descontraído e jovial. Assim, também com pessoas por todo o mundo que começaram a adquirir personalidades as quais os outros achassem diferente. Na indústria da música isso vem acontecendo de uma maneira cada vez mais forte. É o caso de artistas como Lady Gaga, Will.I.am e o sul coreano PSY, dono do vídeo mais visto do munto pelo "Youtube", que o fez ser conhecido mundialmente da "noite para o dia", não necessariamente pelo talento musical, mas pela originalidade do cantor e dedicação vista em um clipe trabalhoso, cheio de detalhes, coreografias e efeitos especiais.
   Apresentar algo diferente às pessoas é importante para se ter sucesso, mas assim como talento, não é o suficiente para "encontrar seu lugar"... É preciso ter força de vontade e trabalhar para concretizar os sonhos. A dedicação "bate" o talento de qualquer um, pois uma pessoa talentosa tem mais facilidade em determinada área, mas o esforço é capaz de criar alguém similarmente capaz. Temos grandes nomes como "Walt Disney", "Steve Jobs" e "Albert Einstein" para exemplificar, todos foram subestimados, mas persistiram no amor ao que faziam, trabalharam muito e alcançaram seu lugar. Independente do tempo, seus nomes permanecerão. Por isso é importante a dedicação, ela nos leva a crescer e pode nos levar muito além com persistência.
   Todos temos sonhos e, de alguma maneira, somos diferentes. Se conseguirmos realçar isto, com esforço tornar-nos-emos capazes de chegar ao nosso sucesso. O talento pode ser uma ajuda no caminho, mas não é "vitória" garantida. A capacidade pode ser construída por meio de ações "basta querer para obter".

Matheus Eduardo
"Basta ter TALENTO para conquistar um lugar ao mundo?" - Tema Vestibular UFRGS 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário