8.7.14

Quem é você, Alasca? - Resenha


Se você nunca ouviu falar no nome do escritor John Green, você tá meio por fora não só do mundo literário, mas do cultural, porque o amigo João tem se revelado cada vez mais como uma figura importante no mercado YA contemporâneo, tendo seu primeiro livro já como best seller na lista dos mais vendidos do NYT, além de ter a adaptação do seu livro "A Culpa é Das Estrelas" no cinema fazendo sucesso.
Eu comecei a ler "A Culpa é Das Estrelas", mas não curti muito e parei. Achei a Hazel muito parecida com a Bella do Crepúsculo, aquela adolescente insegura, que não se acha bonita e de repente aparece o bad guy que diz que ela é bonita deixando-a alegrinha e tal, mas não terminei o livro então não posso dizer que é uma leitura ruim, só não me interessou.
Na semana passada assisti um vídeo de resenha do livro "Quem é você Alasca?" e me interessei muito. Há um bom tempo estava afim de ler uma história que falasse um pouco mais de amizades, sem focar em um protagonista, mas sim em um grupo de amigos. No dia seguinte fui no shopping e levei pra casa o livro hahah.


O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Em Culver Creek, Miles faz amizade com seu colega de quarto Chip, mais conhecido como Coronel, e também com Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa e problemática, pela qual ele se apaixona.

 

Gostei muito do livro, a maneira que John Green escreve é bem simples, ao mesmo tempo que carrega muito conteúdo. A história tem uma narrativa diferente que te prende a atenção, com os capítulos intitulados com quantos dias falta para determinado acontecimento no meio do livro, depois disso a contagem passa a ser crescente, com cada capítulo sendo tantos dias depois do ocorrido. A grande surpresa no meio foi previsível na minha opinião, no entanto muita gente ficou chocada e se surpreendeu - é um evento de tamanha importância que divide o livro em duas partes. Gostei mais da primeira parte, onde teve mais ênfase na amizade dos personagens, cada um teve sua personalidade bem explorada, então era legal ler os diálogos deles, o escritor deixou tudo de uma forma muito natural, com um linguajar de adolescente de 16 anos mesmo, fiquei bem satisfeito, pois era o que eu estava procurando na leitura. Recomendei a obra para alguns amigos já, mas não incentivo à galera mais nova porque eles fazem muitas coisas erradas no livro, isso passa um tom de realidade pra história, mas se não houver um bom discernimento a leitura pode ser prejudicial.


Uma das frases mais legais do livro é a de cima: "Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela um furacão", mas tem muitas outras passagens boas. A última folha do livro tem uma conclusão muito bem escrita que me fez admirar a escrita do Sr. Green, haha. Se você já leu o livro me conte o que achou. Caso você tenha alguma recomendação, por favor, me conte, quem sabe não vira mais uma resenha pro blog. :)

2 comentários:

  1. Conheço John Green de nome, mas nunca li - ou assisti - nada dele. Acho q sua temática adolescente está um pouco distante da minha realidade atual, mas qq dia lerei algo dele, apenas por curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O John Green tem uma escrita muito interessante que já faz valer a leitura. É bom se aventurar pra fora da nossa realidade um pouco haha, mas é preciso ler com os olhos de um adolescente pra entender algumas coisas como as motivações dos personagens.

      Excluir